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Meditação

A Meditação (Dhyána) é um dos componentes que compõem a Yoga, segundo seu codificador, Patanjali (maiores informações, neste texto em nosso blog). Podemos dizer que toda a parte física, respiratória e filosófica da Yoga, que praticamos em cada aula de Hatha Yoga nos conduzem para a meditação. Equilibramos nosso corpo, aquietamos nossa mente, aprendemos a sermos seres humanos mais éticos, melhoramos nossa relação com o mundo e aprendemos a nos concentrar. Isso tudo, para meditarmos de maneira mais sutil, num processo de autoconhecimento nos que nos conduz ao nosso verdadeiro Ser.

O Instituto MAPADEVA oferece práticas de meditação para os alunos da Hatha Yoga. Muitas das práticas acontecem dentro das próprias aulas de Yoga. Além disso, contamos também com alguns horários regulares disponíveis para todos os alunos, independente da turma que frequenta:

Terça

Manhã - 07:25

Quarta

Manhã - 16h

Quinta

Manhã - 09:20

Curso de Meditação

Ministrado pelo professor e coordenador do Instituto MAPADEVA, Carlos Henrique Viard Jr., o curso é baseado em seu livro "Yoga: Inspirando Paz, Expirando Amor". O curso é teórico e prático, e apresenta orientações detalhadas sobre a técnica de meditação, com momentos de prática e interações para tirar dúvidas. O material didático do curso inclui um exemplar do livro e também um CD de Meditação guiada com as técnicas aprendidas no curso.

Acompanhe nossos eventos e sabia quando haverá uma nova turma

Saiba outros detalhes em nosso blog!

No canal do professor Carlos Henrique no Youtube, você pode encontrar algumas dicas de meditação!

  • Canal Carlos Henrique

Programa - Curso de Meditação

1 – Introdução: Vivendo no momento presente.
Técnica que nos ajuda a perceber o momento em que vivemos, o aqui e agora.


2 – Sobrevivendo à tempestade
Técnica de respiração que nos ajuda a superar momentos de grande turbulência interior, encontrar equilíbrio emocional e nos prepara para as outras etapas.

3 – Inspirando a Paz do momento presente, expirando o Amor do Ser verdadeiro 
Técnica de respiração que nos proporciona um estado de mais tranquilidade emocional, treina a concentração mental e purifica a mente. 

4 – Observando o rio da mente
Técnica de observação da mente e não-identificação com os pensamentos, que leva o praticante a acessar um estado de paz interior que é inerente ao nosso Ser real. Essa paz independe de tudo que acontece do lado de fora e está sempre à nossa disposição.

5 – Conhecendo o Observador
Nesta etapa é dada a orientação sobre como vivenciar a transição da observação dos pensamentos para a consciência do próprio observador. Percebemos, assim, que somos essencialmente pacíficos e amorosos e despertamos estas qualidades em nossa vida cotidiana. 

 

CONTATO

Endereço: Rua Lopes Trovão, 52 - sala 601. Icaraí, Niterói-RJ

Email: yoganiteroi@gmail.com

Telefone: (21) 99418 8862