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[Falando em Postura] Palmas para a Pa​l​meira! - Talasana

 

 

 

A postura da Palmeira, Talasana, é uma importante postura de equilíbrio da Hatha Yoga. Nela, apesar dos dois pés permanecerem no solo, há a elevação dos calcanhares, o que proporciona grande fortalecimento para nosso equilíbrio corpóreo. 

 

Passo a Passo 

A postura se inicia com os dois pés paralelos, apontando pra frente, na largura dos quadris. Sinta seus pés no chão, sinta seu corpo e conscientemente, no ritmo de sua inspiração, eleve os braços (pela frente do corpo ou lateralmente) e os tire pés calcanhares do solo.

 

Nossos braços terminam erguidos, no alto da cabeça, apontando para o alto. As mãos podem estar paralelas ou unidas em prece (a posição da prece é chamada Anjali Mudra - outros Mudras também podem ser utilizados).

 

Deixe a respiração livre e contemple sua postura! Sinta os efeitos de cada respiração! Seja a postura por completo!

 

Para desfazer a postura, basta retornar os braços e os calcanhares no chão, com suavidade, no ritmo da expiração.

 

Durante a execução da postura, sugere-se fixar o olhar num ponto à frente, o que ajuda na manutenção do equilíbrio.

 

Contemple cada uma das etapas: entrada na postura, permanência, o desfazer e, claro, não esqueça de observar seus efeitos! Sinta como ficou sua respiração e onde a postura afetou seu corpo. 

 

Variações e observações 

Talasana ainda traz elementos muito interessantes:

  • Possui variações na elevação dos braços: podem ser elevados frontalmente ou lateralmente;

  • Pode ser realizada a  pausas respiratórias na manutenção da postura, seja com os pulmões cheios ou vazios;

  • O sincronismo da elevação dos pés e calcanhares /tem ainda um elemento extra: conforme vamos nos desenvolvendo na realização desta postura, percebemos que os pés possuem um "menor caminho a percorrer que os braços" (percorrem cerca de 45°, enquanto os braços, 180°). Assim, podemos treinar a movimentação de diferentes partes de nossos corpos (braços e pés) em diferentes velocidades, para que ambos cheguem a postura e ao seu final no mesmo tempo.

  • Há ainda o desafio de realizá-la, parcial ou totalmente, com os olhos fechados, trazendo um desafio extra.

  • A manutenção dos dois pés permite que idosos possam realizar esta postura de equilíbrio com tranquilidade, desfrutando de todos os seus benefícios. 

 

Benefícios

Talasana fortalece nossas pernas, pés, abdômem, braços e ombros, ajuda em correções posturais, alonga todo o corpo e ajuda na concentração e nos prepara para o relaxamento. 

 

Cuidados e contra-indicações

Qualquer desconforto nas pernas, ombros e pescoço, deve-se tomar certo cuidado com a postura, e evitar permanência prolongada. Sugere-se evitar a elevação dos calcanhares em caso de varizes avançadas nas pernas.


Como toda as palmeiras da flora brasileira, Talasana é cheia de encantos!!

 

Quer se encantar por esta e outras posturas da Hatha Yoga?

 

Venha para o Instituto Mapadeva! Confira nossos horários!

 

Namastê!​

 

*Rodrigo Amaro tem formação em Hatha Yoga pelo ​​Instituto de Estudos e Pesquisa em Yoga (IEPY-SP)​​, em parceria com ​​Kaivalyadhama Yoga Institute. Ministra aulas de hatha yoga e meditação no Instituto MAPADEVA, Instituto Hermógenes, Spazo Centro de Formação e Curso Palavra Mágica. Graduado em Biologia e mestre em​ ​Ciência Ambiental​ pela UFF-RJ​, seus estudos e sua atuação tem como objetivo auxiliar, o indivíduo, na sua busca pela tranquilidade, autoconhecimento e paz, entendendo que, assim, colaboramos para uma sociedade e meio ambiente mais equilibrados.

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